Psicologia

Clínica

 A escolha pela Psicologia Clínica como área de atuação foi despertada durante a graduação e vem se fortalecendo desde 2012, ano em que comecei a atuar como psicoterapeuta na clínica do Instituto de Psicologia da UFU.

 

Além desta experiência, os trabalhos que realizei como monitora na área de Educação Especial na ESEBA e como Acompanhante Terapêutica de um paciente do CAPSad me despertaram para a busca por um embasamento teórico que considerasse a interdependência e a complementariedade entre os aspectos individuais e sociais que atravessam o sujeito.

 

Nesta busca, encontrei amparo nos pressupostos do movimento construcionista social e nas terapias sensíveis à tal movimento, especialmente a Terapia Narrativa. Inspirada por essas e outras leituras, ofereço atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias em um consultório particular localizado na cidade de Uberlândia.

Psicologia

Comunitária

O interesse por trabalhos desenvolvidos em comunidades com histórico de exclusão foi o ponto de partida para o meu envolvimento em práticas inspiradas pela Psicologia Social e Comunitária. Assim, ao final de 2014, eu e a Prof. Dra. Paula Medeiros Rezende da Universidade Federal de Uberlândia iniciamos uma parceira com a ONG Estação Vida para o desenvolvimento de projetos de intervenção que contemplassem as demandas desta instituição. Alunas e alunos do curso de Psicologia da UFU, matriculados em disciplinas ministradas pela Prof. Paula, participam do desenvolvimento e da realização das propostas de intervenção.

 

Em 2015 os projetos contemplaram espaços de reflexão e interlocução junto aos funcionários da ONG, a realização de oficinas com as crianças e adolescentes atendidos pela instituição, além de visitas domiciliares às famílias dos mesmos. 

 

Mediação de 

Conflitos

O desejo por continuar os estudos sobre o construcionismo social me guiou até o Instituto  ConversAções, dedicado à capacitação de profissionais e ao atendimento de pessoas que querem produzir mudanças em suas relações a partir da Mediação de Conflitos. Após um ano e meio de formação, posso dizer que encontrei neste curso algo além do que eu buscava: descobri um outro campo de atuação, tão cheio de sentido quanto os outros já apresentados. Por isso, desde a conclusão da capacitação em agosto de 2015, me apresento como mediadora de conflitos, prestando atendimentos às pessoas e/ou grupos que buscam por um meio autocompositivo de dissolução de impasses.

 

© 2015 por F R O M P.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle